O objetivo principal da pesquisa ou exploração mineral é determinar a existência de depósitos minerais cujas dimensões, formato e teores lhe permitam a sua extração de forma lucrativa, ou seja, indica a viabilidade da instalação e operação de um empreendimento minerário.
A descoberta de uma jazida é consequência da gestão e interpretação dos dados obtidos durante os trabalhos de pesquisa. Estes dados permitirão a sua avaliação e a determinação da exequibilidade do seu aproveitamento econômico, através da apresentação, à ANM (Agência Nacional de Mineração), do relatório final de pesquisa mineral, que pode ser positivo ou negativo.
O primeiro passo para se pesquisar uma área de interesse é solicitar a ANM a autorização para pesquisa mineral que possibilitará o início dos estudos. A solicitação deverá ser efetuada de acordo com a legislação específica vigente. Após a análise do requerimento, se a área objetivada estiver livre e o requerimento devidamente instruído, será publicado no DOU (Diário Oficial da União) o alvará de pesquisa, título autorizativo que permite o titular do processo a pesquisar a substância mineral objetivada no requerimento. O prazo de vigência da autorização de pesquisa poderá ser de 01 (um) a 3 (três) anos.
Para a realização da pesquisa mineral poderão ser necessários, entre outros, os seguintes trabalhos de campo e de laboratório:
Levantamentos geológicos pormenorizados da área a pesquisar, em escala conveniente;
Estudos dos afloramentos e suas correlações;
Levantamentos geofísicos e geoquímicos;
Aberturas de escavações visitáveis e execução de sondagens no corpo mineral;
Amostragens sistemáticas;
Análises físicas e químicas das amostras e dos testemunhos de sondagens;
E ensaios de beneficiamento dos minérios ou das substâncias minerais úteis, para obtenção de concentrados de acordo com as especificações do mercado ou aproveitamento industrial.
A comprovação da existência das reservas minerais é efetuada após a realização dos trabalhos de pesquisa e aprovação do relatório final de pesquisa pelo órgão regulamentador, neste caso a ANM. Após a aprovação das reservas ainda é necessário comprovar a viabilidade econômica, pelo processo de requerimento de lavra, e apresentar todas as licenças ambientais necessárias, que podem envolver diversos órgãos nos âmbitos municipal, estadual e até federal.
Se você precisa iniciar os trabalhos de pesquisa em sua área ou deseja requerer uma área para desenvolver estes trabalhos, entre em contato conosco.